domingo, 10 de julho de 2011

Pássaros da Bacia do Rio Jaguarão II - Bioma Pampa


Sicalis flaveola
Port.: Canário-da-terra         Esp.: Dorado,  Jilguero común     Ing.:  Saffron Finch
Família: Emberizidae
Tamanho: 13 cm
Vive em bandos ou casais. Como ninho prefere os abandonados pelos João de barro. Alimenta-se de sementes.TaFa
Knipolegus cyanirostris

Port.: Maria-preta-bico-azulado     Esp.:  Viuvita negra de monte    Ing.:  Blue-billed black-tyrant
Família:Tyrannidae
Tamanho: 15 cm
É um  pássaro silencioso. Prefere os galhos mais baixos em beira de florestas, em jardins e beira de banhados. Alimenta-se de insetos.





Machetornis rixosa

Port.: Suirirí, Bem-te-vi cavalheiro     Esp.: Margarita      Ing.:  Cattle  tyrant
Família: Tyrannidae
Tamanho: 20 cm
Difere dos outros bendevís por buscar alimentos no chão, não pegando insetos no chão. Usa cavalos, vacas e ovelhas como pouso. Esses animais, ao se locomoverem, espantam insetos que são pelo suirirí caçados. 

3 comentários:

  1. Seu blog é espetacular. Cheguei até ele, buscando reconhecer o anu branco.Tem demais em Guarapari-ES. Como tem gavião , parecido de longe, eu notei diferenças e quis saber o nome.

    ResponderExcluir
  2. Percebi ja faz uns 2 anos, já andei vendo na net que tem comentários de 4 anos atras que perceberam o sumiço dos pardais,percebi tambem o aumento dos sabias, corruiras, açanhaços, maritacas e outros passaros que não conheço que estão chegando,trabalho no morumbi em São Paulo um lugar muito arborizado e existia muitos pardais, hj vc passa semanas sem ver um,de vez em quando aparece um casal muito raro tem que que ter uma esplicação se souberem me passem ,obrigado

    ResponderExcluir
  3. Oi Manuel, desculpe o atraso na minha resposta.O Pardal (Passer domesticus)nitifica em beirais e outras construções que ofertam fendas ou cavidades em lugares.Os altos edifícios de SP (verticalização) dificultam as acomodações dessa ave. Isso ocasiona sua diminuição nos grandes centros urbanos. Você também cometou que pássaros nativos, que por causa da arborização, retornaram. Algum deles afugentam pardais.Ex.: canários da terra e sanhaçus.
    Os pardais são uma das aves que mais se adaptaram ao ambiente urbano no mundo inteiro. Esses pássaros têm seu centro de origem o Oriente Próximo. Foi trazido para o Brasil (Rio de Janeiro), em 1906, por Antônio B. Ribeiro da região portuguesa de Leça da Palmeira. Vieram nessa leva 200 exemplares.Para o então prefeito do Rio, Pereira Passos, os pássaros davam um "tom" de modernidade e europeização da cidade. Já o sanitarista Oswaldo Cruz,os pardais contribuiam na sua luta contra os mosquitos.

    ResponderExcluir