sábado, 13 de novembro de 2010

A Bacia da Lagoa Mirim


Anoitecer na Lagoa Mirim
Localização: Entre os paralelos 31° 30’ e 34° 30’ Sul e entre os meridianos 52° e 56° Oeste.
Superfície (aproximada): 62.250 Km², sendo 29.250 Km² (47%) no Brasil e 33.000 Km² (53%) no Uruguai. Por isso a Bacia da Lagoa Mirim é chamada de transfronteiriça com regime de águas compartilhadas (Tratado de Limites de 1909 e Tratado da Lagoa Mirim de 1977).

A Lagoa Mirim está subdividida em 8 bacias hidrográfica menores. São elas:
Do lado brasileiro:
Bacia do São Gonçalo com 9.147 Km², sendo o principal afluente o Rio Piratini;
Bacia do Arroio Grande com 4.080 Km², incorporando o Arroio Grande e o Chasqueiro.
Bacia do Litoral com 6.416 Km² onde estão localizados o Banhado do Taim, a Lagoa Mangueira e outras menores.
Do lado uruguaio:
Bacia do Tacuari com 5.143 Km²
Bacia do Cebollati com 17. 328 Km²
Bacia do Sarandi com 1.266 Km²
Bacia do São Miguel com 6.933 Km²

Na divisa entre o Brasil e o Uruguai
Bacia do Rio Jaguarão com 8.188 Km²


N° de habitantes: em torno de 1 milhão
Principais cultivos: arroz irrigado e pecuária
Somente a Lagoa Mirim, que é o principal corpo d’água da Bacia , possui uma área aproximada de 3.750 Km² sendo 82% da mesma no Brasil e 18% no Uruguai.
Extensão (aproximada): 185 km
Largura média: 20 km
É 3° lago em extensão da América do Sul.
Foi declarada pela FAO como Reserva Mundial de Água Doce.
Início de noite e biguás (Phalacrocorax b. brasilianus) - Lagoa Mirim 

Como se formou a Lagoa Mirim ?
Até a formação atual a Lagoa Mirim sofreu vários eventos paleogeográficos. Sua gênese está associada “às barreiras depositadas ao longo da faixa costeiras, originadas de sedimentos trazidos por correntes de litoral e acumuladas pela dinâmica praial.
Segundo Schwarzbold aconteceram os seguintes eventos (citando os mais importantes):
“Há 230 mil anos o degelo elevou o nível do mar a 20 m acima do atual, fazendo com que as águas entrassem continente à dentro. Essa extensa área submersa foi retrabalhada em condições praiais e marinhas rasas, tendo contribuição do material sólido erodido continental, configurando um perfil de fundo e iniciando a formação de uma barra na direção sul (a partir de Pelotas). O período glacial seguinte criou as condições para a ocorrência de seqüências de deposição de emersão. Posteriormente, o interglacial Yarmouth, originou nova submersão continental, mas em menor intensidade que a anterior, sendo que a reinundação da região ocorreu através da barra ao sul. A ação erosiva sobre a barreira originou uma segunda deposição de águas rasas, originando uma segunda barreira e obstruindo a barra ao sul e isolando a laguna Mirim do oceano. Há 150 mil anos, o fundo da laguna foi aplainado pelo assoreamento dos sedimentos marinhos. Há 80 mil anos, na última transgressão marinha pleistocênica, a elevação do nível do mar foi menos intensa (cerca de 8 metros acima do nível atual), não permitindo a ultrapassagem das barreiras formadas anteriormente. Neste evento, a laguna Mirim permaneceu isolada do mar, sem a ocorrência de ingressão marinha. O glacial Wiscosin, que ocorreu de 60 mil até há 16 mil anos, provocou um rebaixamento no nível do mar para – 100 metros. Neste evento houve o rompimento e erosão parcial da restinga, servindo de vertedor à laguna Mirim, onde hoje se encontra o Banhado do Taim e as lagoas Nicola e Jacaré. Já no Holoceno, onde as oscilações de nível do mar são restritas, a transgressão Flandriana atingiu seu máximo há seis mil anos, com o nível do mar elevando-se a 5 m acima do atual e havendo intrusão na laguna Mirim através do Taim. Ocorreram amplas deposições na margem litorânea, apesar de baixas, construindo feixes de restinga sobrepostos aos depósitos pleistocênicos, em linhas paralelas à costa, na direção sul.
Mangrulho da Lagoa Mirim


Este processo foi repetido durante as três próximas transgressões holocênicas. O crescimento dos feixes de restinga, para o sul, desviou o vertedor da laguna Mirim, no Taim, originando um longo canal de escoamento semilagunar. A continuação desse processo culminou com o fechamento da ligação da laguna com o mar, pelo Taim, originando a Lagoa Mirim, que permanece isolada até a atualidade. A Lagoa Mirim, auxiliada pelos fortes processos erosivos impostos
pela Lagoa dos Patos aos terraços pleistocênicos, acabou por estabelecer um canal de interligação, atualmente denominado de São Gonçalo, e que constitui, hoje, o exutório da Lagoa Mirim para a Lagoa dos Patos.”
Conforme o exposto no texto acima, a Lagoa Mirim já teve uma ligação com o mar e ela estava situada entre o Taim e o norte da Lagoa Mangueira.
Glossário:
Interglacial Yarmouth: Penúltima interglaciação ocorrida a 435.000 ap. O termo Yarmouth é relativo a uma região do estado norte americano de Yowa.

Pleistocênica: A época Pleistocena sucede a época Pliocena e precede a época Holocena, ambas de seu período. Divide-se nas idades Pleistocena Inferior, Pleistocena Média e Pleistocena Superior da mais antiga para a mais recente. Nesse período houve as variações mais drásticas de clima e temperatura.

Glacial Wiscosin: Última glaciação, ocorrida a cerca de 10.000 anos a.C
Holoceno: O Holoceno inicia-se com o fim da última era glacial principal, ou Idade do Gelo. Iniciou há cerca de 11.500 anos e se estende até o presente.

Flandriana (Transgressão Flandriana): Nesse período, ocorrido entre 4.000 a 5.000 anos AP. (antes do presente), o mar, num rápido avanço, em decorrência das mudanças climáticas ocorridas durante o glacial Würm e o princípio do degelo das calotas polares, trabalhou a parte superficial dos sedimentos continentais antes depositados, resultando na formação de uma camada de areias litorâneas transgressivas.
FONTE: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário