sábado, 6 de novembro de 2010

Matas Ciliares

  O termo matas ciliares ou zona ripária é amplo e pode causar confusão, para designar matas de beira-rio ou matas beirantes. Ela está associada a qualquer tipo de vegetação vinculada à beira de rios.
   A palavra “ciliar” originada de cílio, significa proteção. Já “ripária” tem sua origem latina que quer dizer banco de areia ou de terra depositada junto a margem dos rios.
   Fitoecologicamente, trata-se da vegetação florestal às margens de cursos d’água, independente de sua área ou região de ocorrência e de sua composição florística. Neste sentido, o leque de abrangência do conceito de florestas ou matas ciliares é quase total, para o território brasileiro: já que elas ocorrem, de uma forma ou de outra, em todos os domínios morfoclimáticos e fitogeográficos do país (AB’ SABER, 2004).
    O processo de ocupação do território brasileiro de deu sem nenhum planejamento. As florestas, um bem que em épocas passadas acreditava-se inesgotáveis, foram gradatiivamente sendo destruídas (para aumentar as fronteiras agrícolas), num processo que começou no litoral (Sul e Sudeste) e hoje avança rapidamente para o Centro-Oeste e o Norte. Esse processo acarretou em vários problemas ambientais como extinção de várias espécies vegetais e animais, mudanças de clima, solos erodidos e assoreamento dos cursos d’água.
   As matas ciliares não escaparam a esse processo de destruição. Grande parte das cidades brasileiras foram construídas as margens de rios e isso ocasionou a destruição da vegetação ripária.
   Diferentes setores que fazem uso da terra, tem seu ponto de vista, bastante conflitante, diga-se de passagem, sobre as matas ciliares:

  Diferentes setores que fazem uso da terra, tem seu ponto de vista, bastante conflitante, diga-se de passagem, sobre as matas ciliares:
Sítios produtivos onde crescem árvores de valor comercial
Locais para implantar pastagem ou culturas agrícolas
Locais para projetos imobiliários
Para o pecuarista ela representa um obstáculo ao livre acesso do gado à água;
São as únicas alternativas para o traçado de estrada em regiões de topografia aci dentada;
Construção de barragens para o abastecimento d’água ou energia;
   Pela visão da hidrologia florestal, as matas ciliares ocupam, tanto em termos hidrológicos, geomorfológico e ecológicos, as áreas mais dinâmicas da paisagem. O conhecimento desses aspectos são de suma importância para a elaboração de um projeto de recuperação das matas ciliares.
   Por servirem de proteção aos cursos d’ águas – evitando o assoriamento- e por se constituírem, as vezes, nos únicos remanescentes florestais de um determinado lugar, abrigando espécies essenciais da fauna e também por evitar a contaminação com defensivos agrícolas , varias leis, decretos e resoluções existem no Brasil para proteger as matas ciliares.
O novo Código Florestal (Lei nº 4.777/65), que pode ser mudado, inclui as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente. Sendo assim toda a vegetação natural (arbórea ou não)  situada ao redor de nascentes e de reservatórios; ao longo das margens dos rios tem que ser preservada.
Função das matas ciliares
Controle da erosão dos rios, evitando o assoreamento dos mesmos;
Minimizadora dos efeitos de enchentes;
Filtrar resíduos de produtos químicos (agrotóxicos e fertilizantes)
Manter a qualidade e a quantidade das águas;
Servir como “filtro” para plásticos, latas e etc que de outra maneira iriam parar nos cursos d’água;
Auxilia na proteção da fauna local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário