segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Realizações do Instituto Meridionalis


O  Instituto Meridionalis de Estudos da Flora está realizando o primeiro estudo de riqueza e  variedade referente a arborização urbana da cidade de Jaguarão RS. Foram feitos levantamentos em avenidas, ruas e  praças. A fase de catalogação esta concluída. Esse projeto conta com a participação da Faculdade de Geografia da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) através da Prof.ª Drª  Rosangela Lurdes Spironello, Chefe de Departamento de Geografia Inst. De Ciências Humanas. Alunos dos cursos de Geografia e também de Biologia monitorados pela referida professora e também pelo  biólogo Hélio Ramirez, diretor do Instituto Meridionalis  fizeram o trabalho de campo (identificação das espécies) por um período de 1 ano e meio.
Os dados  coletados servirão de base para um livro a ser editado e também para futuros trabalhos.  Entre eles:
Decisões de manejo e plano diretor de arborização;
Criação de um Horto Municipal (já em processo de implementação, com participação direta das colegas de pesquisa,  acadêmica de geografia  Cristiane Tavares e acadêmica de Agronomia  Lillian Espindola.
Educação ambiental nas escolas do município.
Também participam  do projeto o biólogo Adriano Nunes Cardoso do SDRMA e o acadêmico de geografia e fotógrafo do grupo Ronaldo Ostermann
Participantes catalogando  as árvores numa das praças da cidade de Jaguarão RS - Brasil

 
Alunos dos cursos de Geografia e Biologia são instruídos sobre levantamentos de dados das árvores da zona urbana de Jaguarão,  pelos professores Rosangela Spironello (UFPEL) e Hélio Ramirez (Instituto Meridionalis)


E/Mail para contato:
AS FOTOS DESTA PÁGINAS SÃO DE RONALDO OSTERMANN

Nenhum comentário:

Postar um comentário